Este projeto surge para dar resposta social face ao Covid-19. Um apoio á comunidade, seja no encaminhamento das pessoas a sinalização das suas necessidades como também um reforço do projeto anterior ‘Recicla-TE’ onde nos propusemos mobilizar e unir os moradores no sentido de solucionar problemas que vão sendo identificados como é a higiene urbana e dos lotes.
Ano: 2020-2021
Sustentabilidade: 2022
Território: Bairro do Bom Pastor, Benfica, Lisboa
Âmbito: desenvolvimento comunitário, inclusão e prevenção com adultos em idade ativa
Descrição: Recicl@Mente promove uma maior coesão social, em complementaridade das ações já desenvolvidas nos projetos dos anos anteriores no Bairro do Bom Pastor e adaptadas à nova realidade da pandemia e pós pandemia.
Inspira uma nova forma de ser, desafia a uma nova forma de estar, de levar o dia a dia, de aprendermos e ajudarmos uns aos outros. Um recomeço a vários níveis, seja pessoal ou local nas mais variadas áreas de comunicação, ambiental, educativa e profissional.
Principais linhas de atuação
– Reuniões comunitárias “A Acontecer no Bairro”: encontro de moradores para falar das coisas que querem para o bairro, daquilo que gostam e que tem de aproveitar melhor, mas também de aquilo que se pode melhorar.
– Lote Seguro: esta atividade responde à necessidade de segurança dos lotes/moradores que não tem verbas para colocação de fechaduras e batentes para as portas dos prédios ou substituir vidros partidos e ficarem mais seguros, com menos pessoas estranhas a entrar e sair dos prédios, evitando a propagação do vírus por parte de pessoas externas ao lote.
– O Armário do Bairro: criação de uma loja social solidária, onde as pessoas deixam o que não querem e podem levar o que precisam, combatendo algumas carências financeiras existentes. No Armário do Bairro poderão encontrar roupa, calçado, mobília e brinquedos, após a realização da devida higienização e de pequenos restauros do que tiver necessidade.
– Aprender a estar: comemoração de dias festivos como o Magusto, Santos Populares, Natal, Dia do Vizinho ou da Familia, tendo em conta as regras de convivio social impostas no momento e adaptando as mesmas à situação atual.
– À Descoberta do Vizinho: Presencialmente ou virtualmente, pretende-se que os moradores possam recorrer ao projeto para falar, desabafar, pedir apoio, com confiança, reforçando o combate ao isolamento e a sinalização de comportamentos de risco e apoio de necessidades, em grupo ou individualmente, que serão acompanhadas pela Cafinvenções e os parceiros.
– Comunicação e Informação: esta atividade visa dar a conhecer aos moradores as possibilidades do uso das ferramentas da internet com formação personalizada, individual e por marcação, posteriormente postas em pratica via internet ou presenciais e em grupo caso se venha a mostrar esta possibilidade.
Programa BipZip
O Programa BIP/ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa foi criado em 2011 pela autarquia de Lisboa como um instrumento de política pública municipal. Visa dinamizar parcerias e pequenas intervenções locais de melhoria dos “habitats” abrangidos, através do apoio a projetos levados a cabo por juntas de freguesia, associações locais, coletividades e organizações não-governamentais, contribuindo para o reforço da coesão socio-territorial no município.
Redes Sociais
Segue todas as ações e novidades do projeto na Página de Facebook do Reciclamente.
Colabora
Todos os projetos da associação precisam de apoio para garantir a sua sustentabilidade. Queres saber como colaborar com este projeto? Visita a seção de “Participa!” ou entra em contato connosco!
Mais informação
Podes consultar mais informação nos documentos do projeto.