A Lenda de São Martinho
Num pequeno teatrinho ambulante é apresentado uma pequena história de um Soldado Romano chamado Martinho que, pela sua bondade, ficou famoso dando metade da sua capa a um mendigo. Nesse instante, as nuvens desapareceram e o sol brilhou. Milagre que deu o nome de ‘Sol de São Martinho’, para que os Homens da Terra se lembrem desta boa ação e para que os meninos que ouvem esta história aprendam a caridade. Todos os anos, por esta altura, o sol brilha mais forte para que perdure a bondade nos corações dos homens.
É uma pequena peça que nos diverte, manipulada pela dinamizadora com 1 a 3 ouvintes que espreitam num dos buraquinhos da caixa/teatro e observam a história. Este teatrinho é ambulante podendo ser representado as vezes necessárias durante o evento e em vários locais.
Duração: 3 mns cada sessão
Pode decorrer apenas durante 1h ou durante 1 dia (sempre a decorrer com 1h de sessões com intervalos de 15mns)
Poderá ter uma Oficina agregada de Espadas e escudos de cartão, complementando esta animação, em eventos, festivais, feiras.
A Oficina
Nesta Oficina são construidas espadas e escudos em cartão para que as crianças levem consigo e espalhem a magia do brincar vincando da melhor forma esta mensagem.
Duração:
Pode decorrer apenas durante 1h ou durante 1 dia (sempre a decorrer com 1h de sessões com intervalos de 15mns)
O Teatro Lambe-Lambe, é um estilo teatral genuinamente brasileiro, que utiliza as formas animadas para ocuparem um espaço cênico mínimo formado por um palco em miniatura confinado em uma caixa preta de dimensões reduzidas ou num espaço de qualquer formato, desde que seja fechado. Nesse espaço, são apresentadas peças teatrais de curtíssima duração, através da manipulação de bonecos, objetos e/ou sombras para um espectador de cada vez, que, para assistir à história, tem que espreitar por uma pequena abertura, neste espaço cênico.
O seu nome faz referência aos fotógrafos lambe-lambe que trabalhavam em praças e parques de várias cidades do Brasil, no início do século XX. Originalmente, estes fotógrafos utilizavam máquinas, em forma de caixa, onde o processo de revelação consistia em lamber o negativo.
O Teatro Lambe Lambe é considerado uma “modalidade” dentro do gênero “Teatro de Formas Animadas” e possui este nome, pois a sua forma de apresentação, assemelha-se aos antigos fotógrafos lambe lambe que ocupavam as praças brasileiras nas décadas de 40, 50 e 60, com as suas câmaras portáteis em formato de caixotes, ocupando os mais variados espaços, sem dificuldade de transportar os seus equipamentos.