Outros Projetos Sociais

Sendo a nossa sede uma loja social cujo protocolo com a CML exige um trabalho social frequente, temos vindo a adaptar o nosso trabalho profissional na área da marioneta com o trabalho social junto da comunidade. Somos muitas vezes, a ponte entre os moradores, as suas necessidades básicas e o reencaminhamento social.

Através de atividades dinamicas e ativas, lutamos por um mundo melhor acreditando que a união e o trabalho conjunto entre os vários parceiros potenciais nas várias áreas social e urbana, alterem comportamentos sociais e civicos como resposta social na minimização do vandalismo em geral. 

Ano 2003 a 2007 – Apoio ao ATL F.O.C.A.:Animações e Espetáculos; Passatempo na dinamização de jogos com as criança e monitores do centro).

Só a partir de 2010 é que assumimos o trabalho social como um potencial trabalho com manifesto interesse público

2010 - 2011 - 2012 - 'Pastores do Bairro'

A ideia de criar um grupo de crianças coeso e interessado nas atividades era uma forma de as responsabilizar por ações praticadas no Bairro, algumas menos próprias, e também para criar uma forma assídua de participação sem um compromisso obrigatório nem encargos financeiros. Tinham entradas mais baratas na sede da Cafinvenções quando houvesse espetáculos ou outras atividades, participaram nas actividades que íamos propondo ao grupo, ocupavam o seu tempo livre e reuníamos pelo menos 1 vez por mês para debater ideias.

Território: Bairro do Bom Pastor, Benfica, Lisboa

Âmbito: educação e inclusão social pela arte

DescriçãoA função do pastor no Bairro é pastorar, isto é, cuidar ou governar. É dever do pastor dirigir o Bairro e cuidar de suas necessidades físicas e sociais. A figura do pastor é primordial para que o Bairro (habitantes e instituições) alcancem os seus propósitos.

Este programa  consistia a formação de um grupo de crianças do Bairro do Bom Pastor, com as quais foram realizadas uma serie de atividades, desde pintura e dança até dramatização e culinária, entre muitas outras coisas. Ao final do programa, foi atribuído um certificado de frequência e aproveitamento dos participantes que, cumulativamente, realizassem o estabelecido e frequentassem, pelo menos, dois terços do programa total.

Os nossos objectivos eram:

  • Incentivar o publico jovem e adolescentes a frequentar o teatro e outras actividades culturais. 
  • Concorrer ao programa de Jardinagem elaborado pela Gebalis / Guardiões do Jardim
  • Pintar o muro exterior do TOIM
  • Recolher sistematicamente o lixo deitado pelas janelas das casas – A caça ao lixo.
  • Participar em festas temáticas (Carnaval; Magusto; Natal; etc.)

2014 - Cultura no Bairro

Ano 2014 – ‘Cultura no Bairro’ – Apoio da Junta freguesia de Benfica através do programa do Bis – Banco de ideias Sociais.

Território: Bairro do Bom pastor em Benfica, Lisboa

Âmbito: inclusão social

Descrição: Através de atividades mensais e/ou pontuais, pretendeu-se combater alguns fatores de vulnerabilidade: desocupação dos tempos livres, delinquência juvenil, baixa escolaridade, abandono escolar, dificuldades de aprendizagem, más relações de vizinhança, conflitos étnicos, entre outros.Decorreu uma vez por mês, sempre aos domingos durante 3h aproximadamente – 15h-18h – no espaço TOIM – Teatro Oficina i Marioneta, sede da Associação Cafinvenções

Ano 2016 - 'Intervenção Cultural'

Através de ações mensais e/ou pontuais, pretendeu-se ir ao encontro de pessoas mais carenciadas e que não tem habitos culturais ; apoiar as familias do bairro; combater alguns fatores de vulnerabilidade como a falta de recursos financeiros das familias para acederem ao teatro e á cultura em geral; desocupação nos tempos livres; delinquência juvenil, conflitos étnicos, entre outros. 

– Apoio da Junta freguesia de Benfica através do programa do Bis – Banco de ideias Sociais.

Ano 2017 - 'Intervenção Cultural II'

Este projeto é muito semelhante ao anterior por ser um trabalho de continuação. Foram desenvolvidas atividades com recurso ao teatro de marionetas com as peças: ‘O soldadinho de chumbo’ e ‘O circo d’Alegria’.

O acolhimento de 3 alunos na área de Turismo com estágio entre abril – junho possibilitou atividades ativas, dinâmicas, intensas e formativas tornando um projeto de futuro A ROTA DOS FANTOCHES possível de se desenvolver na freguesia.

Foi também montada a história O NATAL DA BRUXA e apresentada para todos os alunos da eb1 Parque Silva Porto em festividade do Natal por um preço muito mais acessível graças a este apoio.

Através do núcleo da Cidadania Ativa participamos no evento promovido pela junta ‘Saúde e bem estar nos idosos’ com ‘4 Pequenas Oficinas’ cujo feedback dos participantes foi maravilhoso apelando á junta para desenvolver mais atividades deste género no nosso espaço ou noutro. Ficando aqui a sugestão poder usar o novo centro cultural de Benfica – Palácio Baldaya.

– Apoio da Junta freguesia de Benfica através do programa do Bis – Banco de ideias Sociais.

Ano 2018 - 'Benfica Recicla e Atividades no Bairro'

Consciencializar a população para as consequências de más práticas ambientais, de uma forma lúdica e integrante dando exemplos de práticas a tomar e a ter enquanto comportamento de cidadania; Ação de sensibilização dos benefícios dos bons hábitos de higiene das famílias na sociedade; consciencialização do consumo e do lixo gerado, para um bairro melhor e mais limpo; consciencializar as pessoas em geral da pegada humana e de como as nossas ações afetam o mundo; haver um levantamento das necessidades para a criação de soluções face aos problemas indicados.

DESCRIÇÃO: O roteiro de atividades incluiu uma gincana para a apanha do lixo, um jogo com perguntas e respostas alusivas ao ambiente, higiene e segurança publica, um ateliê de reciclagem e, ainda, a visualização de um filme acerca da pegada ecológica, para esclarecer e formar as famílias. A iniciativa «Primavera Recicla», organizada pela Comissão Social da Freguesia, contou com a participação de diferentes parceiros e dinamizadores ativos da comunidade: Câmara Municipal de Lisboa – Departamento de Higiene Urbana, Junta de Freguesia de Benfica, Associação O Companheiro, Gebalis, Retrocas, Cafinvenções – associação Cultural, Refood, o Centro Paroquial do Calhariz, Polícia Municipal de Lisboa e Policia de Segurança Pública (PSP).

– Apoio da Junta freguesia de Benfica através do programa do Bis – Banco de ideias Sociais.

Ano 2024 - 'O Teatro vai á Escola'
- Comemorações dos 50 anos do 25 de abril -

O Serviço Educativo da CAFINVENÇÕES, tem a missão de levar o teatro às escolas através do seu programa cultural ‘O Teatro vai á Escola’, levando o teatro de marionetas às escolas, com valores acessíveis, com o intuito de promover e desenvolver atividades no campo da cultura, arte e educação. 

Uma das áreas em que a Cafinvenções se destaca é a área artística com a apresentação de espetáculos de marionetas/fantoches, que encantam públicos de todas as idades, e, numa altura em que se comemora os 50 anos do 25 de abril, quisemos falar do que foi esta luta e a conquista da liberdade aos alunos do 1º ciclo, com a apresentação do espetáculo ‘O TESOURO’.

Foram apresentados 7 espetáculos, em 3 escolas para um número de crianças de 750 alunos através do Apoio solicitado á Junta de  freguesia de Benfica pela ‘atribuição de subsídios aos organismos da freguesia de Benfica’